top of page
  • Foto do escritorKaique César Bragé

Jovens se mobilizam, recolhem e doam 1300 tampinhas para projeto no Rio

Depois de meses de coleta coletiva entre os voluntários do Coletivo SER, mais de 1300 tampinhas plásticas foram direcionadas ao Projeto Rio Eco Pets, com sede na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto parceiro Rio Eco Pets atua no Rio de Janeiro recebendo doações de tampinhas plásticas e direcionando a postos de reciclagem, no qual, através da venda do material reciclável reverte o valor da venda dessas tampinhas para a castração e cuidados de animais de rua.

O Coletivo Ser desde dezembro vem mobilizando seus voluntários a recolherem tampinhas plásticas para contribuir com o projeto. Com o intuito de sensibilizar sobre a realidade dos animais em situação de rua e da importância de apoiar a causa animal, a coordenação do coletivo propôs que durante as festas de fim de ano, os voluntários coletassem as tampinhas plásticas dos produtos consumidos durante a ceia.


"Durante a festas de fim de ano, umas das maiores preocupações dos ambientalistas são as toneladas de lixo produzidos e descartados de forma inadequada no meio ambiente. Pensando nisso, queríamos estimular a reciclagem, e o projeto Rio Eco Pets foi uma ideia incrível. Além de colocar a reciclagem em pauta, colocamos também a necessidade da preocupação com nossos animais", diz x Coordenadorx do Coletivo Ser.


O voluntário, Kaique César, separando as tampinhas antes da entrega ao Rio Eco Pets.

Segundo a coordenação do coletivo, a ideia foi tão bem aceita entre os voluntários que a coleta das tampinhas plásticas continuou através do projeto SER Recicla - projeto desenvolvido pelo Coletivo Ser para estimular os jovens a praticar a reciclagem através da coleta ou separação doméstica do seu lixo, redirecionando posteriormente a postos de reciclagem ou projetos. Deste modo, os voluntários também começaram a recolher as tampinhas durantes as limpezas de praias e das ruas da zona oeste.

Na primeira limpeza de praia realizada pelo coletivo no dia 26 de janeiro deste ano, foram recolhidos cerca de 15 kg de lixo das areias e ruas da praia da Barra de Guaratiba, sendo 700 gramas apenas de tampinhas plásticas. Além disso, o Coletivo através de mobilizações, recebeu doações de dezenas de tampinhas plásticas de crianças e adultos que acompanham nosso trabalho.

Finalmente, depois de meses de recolha, entregamos no stand da Rio Eco Pets durante a V Semana do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida, um total de 1355 tampinhas plásticas, que esperamos que possam fazer a diferença na vida desses animais.



Doar essas tampinhas para a causa animal, foi uma oportunidade de promover um debate sobre como consumimos e sobre o lixo que produzimos, além que, através da venda dessas tampinhas para cuidados de animais, pudemos resinificar o valor desses resíduos que antes para nós voluntários, não possuíam utilidade, mas que agora podem ter potencial para transformar nossa realidade.







Autor: Kaique César Bragé

Coordenadorx do Coletivo Ser e estudante de Engenharia Ambiental.


Imagens: Kaique César Bragé.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page