top of page
  • Foto do escritorKaique César Bragé

Zona norte recebe feira sobre Segurança Alimentar 



Nossa Coordenadora de Sustentabilidade conversando com o integrante do movimento Cooperativa Terra.


No último dia 19 de outubro, a Universidade Veiga de Almeida, recebeu a Feira Agro-sustentável no seu campus Tijuca. O evento foi uma iniciativa do Coletivo SER em parceria com a Comissão de Estudantes de Engenharia Ambiental da universidade como lembrete ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), dia instituído pela ONU para combater a fome e a insegurança alimentar.


Com início às 09 horas da manhã de sábado, o evento possuiu uma programação extensa e focada no tema "Segurança Alimentar". Além da Feira com artesãos e produtores locais com seus produtos veganos e sustentáveis, workshop, oficinas exposição fotográfica e palestras estavam inclusas na programação oficial.


"Queríamos promover um debate profundo sobre a produção e consumo consciente de alimentos", diz Kaique Bragé; Coordenador do Coletivo Ser.

No cenário político atual em que a liberação de agrotóxicos para comercialização bate recordes, 382 liberados apenas este ano, a necessidade de falar sobre a qualidade do alimento que chega a nossa mesa é urgente.



Ciclo de Palestras

Um do temas propostos ao ciclo de palestras trouxe justamente esta abordagem sobre "Os malefícios dos agrotóxicos à saúde humana". Ministrado pela Nutricionista Clarice Carvalho, a palestra trouxe uma abordagem educativa sobre a relação do alimentos contaminados com agrotóxicos no organismo humano, relacionando os efeitos colaterais.



Os Disruptores endócrinos também foram citados no ciclo de palestras pela Pós-Doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente, Eline Simões. Um tema recente e ainda pouco divulgado as camadas não acadêmicas, os Disruptores Endócrinos são substâncias que causam alterações hormonais causando efeitos biológicos adversos ao corpo humano, ou seja, a nossa saúde.


Expositores de produtos e alimentos orgânicos na Feira Agro-sustentável

Finalizando as formações, tivemos um momento de aula prática, dos participantes colocarem a mão na massa. Através da Oficina "Manejo e construção de um Minhocário", ministrado pelo Ronan da Spiralixo; e do Workshop "Horta em Casa - faça você mesmx!" ministrado pela Engenheira Agrônoma Juliana Barbosa, os participantes aprenderem a como iniciar uma horta em casa e a fazer compostagem.



Construir uma horta em casa traz muitos benefícios à saúde humana. Sendo frescos e livres de agrotóxicos, os alimentos colhidos em casa ajudam na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Sem contar que, manter uma horta em casa exige um trabalho diário tornado a atividade terapêutica.


Workshop "Horta em casa: faça você mesmx"


No país em que 5% da população vive insegurança alimentar, mais de 13 milhões de pessoas passam fome e 40 mil morreram intoxicadas por agrotóxicos na última década, a Feira Agro-sustentável foi mais uma grande oportunidade de educar e mobilizar politicamente a zona norte da cidade do Rio.

/ Raíssa Guimarães, membro da nossa parceira CEEA, nos deixou um recado sobre a importância da Feira Agro-sustentável. Dá uma conferida:




Autor: Kaique César Bragé; Estudante de Engenharia Ambiental e Coordenador do Coletivo Ser.

Vídeo: Kaique César Bragé.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page