top of page
  • Foto do escritorKaique César Bragé

Jovens recolhem 15kg de lixo durante ação ambiental na praia

Atualizado: 10 de mar. de 2019

Neste sábado (26/01), aconteceu a primeira Limpeza de Praia organizada pelo Coletivo Ser. O evento público que ocorreu na Praia da Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, reuniu seus membros em uma ação ambiental para recolher lixo das areias e calçadas da praia.

O Coletivo compreende a importância de realizar este tipo de ação para a conservação da vida marinha e da despoluição dos oceanos, pois sabe os impactos ambientais e a saúde humana causados por esses resíduos que são descartados de maneira inadequada. Foram duas horas de recolha de lixo na praia, catando resíduos plásticos, metálicos orgânicos e vidros, somando o total de 15 kg recolhidos por nossos membros.



A diversidade de lixo indica como o descarte inadequado dos resíduos é feito de forma inconsciente e cotidiana pelos banhistas. O membro do coletivo, Leonardo Azevedo, comentou sobre a reação das pessoas ao ver-lo durante a ação:


“Ficou claro como as pessoas não estão habituadas a recolher o seu próprio lixo. Conforme passávamos, algumas olhavam com estranhamento, enquanto outras pensavam que éramos os garis da praia. Queríamos apenas deixar bem claro o nosso objetivo: 'se você tivesse recolhendo seu lixo, eu não precisaria estar fazendo isso'", diz ele.

O objetivo da limpeza era mobilizar os jovens do coletivo a realizarem uma ação comunitária que os conscientiza-se da importância de preservar os ecossistemas marinhos e, de refletir sobre os hábitos em relação ao seu lixo.


Da esquerda para direita x voluntárix: Monique Paixão, Kaique Bragé e Leonardo Azevedo.

"Queríamos mostrar aos nossos voluntários a importância de cuidar do nosso lixo, e acho que conseguimos. Ao final, tivemos um bate papo sobre as consequências ambientais geradas pelo acúmulo do lixo plástico nos oceanos, tema abordado justamente pela percepção de tanto plástico presente na areia da praia", diz o coordenador geral, Kaique César.

Os resíduos plásticos estavam presentes em grandes quantidades, diferentes tamanhos e formatos provenientes de vários produtos, principalmente, alimentícios. Segundo o Relatório do Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas (UNEP), 80% do lixo encontrado nos oceanos é plástico, o que corresponde a cerca de 13 milhões de toneladas despejadas no mar anualmente. Além disso, Estudos do Fórum Econômico Mundial indicam também que em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Esses dados só reforçam a importância de mobilizar jovens a produzir esse tipo de atividade, pois cada plástico recolhido, evita o avanço das problemáticas relacionadas a este resíduo.

Por fim, segundo a coordenação do Coletivo Ser, as tampinhas plásticas recolhidas durante a limpeza realizada hoje, serão doadas para uma instituição que reverte o valor da venda dessas tampinhas para a causa animal, pois espera-se que o lixo deixe de ser uma problemática e passe a ter um novo valor social.



Autor: Kaique César Bragé; Coordenador Fundador do Coletivo Ser.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page