top of page
  • Foto do escritorKaique César Bragé

Governo Federal libera 42 novos agrotóxicos no Brasil



No último mês de maio o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais 42 agrotóxicos no Brasil, tendo sido publicado no Diário Oficial no dia 24 de maio. O número total já chega a 239 apenas no primeiro semestre deste ano, estando prontos para serem comercializados livremente no mercado brasileiro.

De acordo com o portal G1, comparado ao ano passado no mesmo período, houve um aumento de 14% nas aprovações de agrotóxicos pelo Governo Federal. Sendo o número de agrotóxicos aprovados em 2019, o maior registrado pelo Ministério da Agricultura.

Até 14 de maio foram registrados 169 novos produtos no Brasil. Segundo o Greenpeace Brasil cerca de 25% dos agrotóxicos aprovados este ano, não são permitidos na União Europeia, como o Florpirauxifen-benzil que é proibido no continente europeu,mas foi liberado para uso no Brasil.

Vale lembrar que cada brasileiro consome anualmente 7,3 litros de agrotóxicos, produtos que são nocivos a saúde humana, podendo potencializar o desenvolvimento do câncer, problemas neurológicos e distúrbios de comportamento, entre outros problemas.

As mulheres são as mais afetadas pelos pesticidas utilizados nos processos na agricultura. Um estudo publicado na Revista Jama International Medicine, afirma que mulheres que comem duas ou mais porções de alimentos contaminados por agrotóxicos tem a probabilidade 18% menor de engravidar e 26% menor de dar à luz a um bebê com vida.

O número de agrotóxicos liberados está batendo o recorde no Brasil, em uma grande magnitude que põe em risco à saúde humana e do meio ambiente.




Fontes: Portal G1,Greenpeace, Conexão Planeta, BBC.


Autor: Kaique César;

Estudante de Engenharia Ambiental e voluntário do Coletivo Ser.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page