top of page
  • Foto do escritorKaique César Bragé

I Seminário de Cidadania LGBTI é realizado na zona oeste em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT



No último sábado, 15 de junho, foi realizado a primeira edição do I Seminário de Cidadania LGBTI+ na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, trazendo como tema central "Saúde e políticas públicas para a população LGBT".

Organizado pelo Coletivo Ser para comemorar o Mês Mundial do Orgulho LGBT, o seminário foi construído com o intuito de promover o debate e conhecimento sobre temas como saúde, cidadania e políticas públicas para esta população.

Sabemos o quanto a desinformação propaga a intolerância e mantém esteriótipos que continuam a invisibilizar essa população em vulnerabilidade. Sendo assim, decidimos promover esse debate na zona oeste para proporcionar uma nova perspectiva sobre o tema.", diz o coordenador do coletivo, Kaique César.

O seminário contou com profissionais especializados que proporcionaram conhecimento através de palestras, workshops e mesa redonda, a jovens e adultos da zona oeste. Convidados como o Grupo Arco-íris e Grupo Pela Vidda estiveram presentes colaborando para tornar o evento ainda mais memorável. O seminário teve início às 08:30 da manhã com um workshop sobre "Como as empresas lidam com a diversidade e como ir bem em uma entrevista de emprego?" ministrado pelo voluntário do Coletivo Ser, psicólogo e administrador de empresas, Victor Hugo Soares, trazendo dicas de como elaborar um currículo e como realizar uma boa entrevista.

No turno da tarde, o momento foi para tratar sobre saúde LGBT+, debate necessário principalmente pela carência de políticas públicas para a inclusão da comunidade nos centros de saúde pública. A primeira palestra ministrada durante à tarde, trouxe a ativista trans e educadora de par Thaylla Vargas, abordando o tema "Saúde trans", tratando sobre os processos de transição de gênero e um perspectiva empírica sobre o atendimento a pessoas trans pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso tivemos profissionais tratando sobre as "Ações públicas para o combate ao HIV/Aids" e o coordenador do Projeto de Implementação da Profilaxia Pré-exposição - ImPrep dirigido pela Fiocruz, trazendo informações sobre o uso da Prep no Brasil.

"Porque não há cidadania sem saúde. Não há amor ou orgulho sem o autocuidado", lembra o Coordenador de Saúde do coletivo SER, Leonardo Azevedo

Com cerca de oito horas de palestras e debates, o Coletivo Ser promoveu um ambiente de educação e networking. Para uma zona carente de informação e acesso a eventos semelhantes, desenvolver este tipo de atividade gratuitamente permite que jovens e adultos tenham acesso a novas oportunidades de empoderamento e desenvolvimento intelectual.







Autor: Kaique César Bragé; Coordenador do Coletivo Ser e estudante de engenharia.


Imagens: Leonardo Azevedo.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page